PORTFOLIO

linha

Programa de Comunicação Social da Eólicas Itarema, no litoral do Ceará (2016)


itaremaProdução de um vídeo-diálogo com depoimentos do poder público, das lideranças formais e informais e moradores de Itarema com exibições e debates em locais públicos. Trabalho desenvolvido com a supervisão da Ecology Brasil.

 

 

 

linha

Lab de Experimentação Audiovisual – Projeto Territórios do Petróleo( 2016)

territorios-do-petroleoRealização de 10 oficinas de produção audiovisual em municípios do estado do Rio de Janeiro que resultaram em 10 curtas documentais e ficcionais sobre o impacto dos royalties do petróleo na vida dos moradores. Parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), gestora do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo e com a produtora Maraberto Filmes

 

 

linha

Amuleto (2015/2016)

amuleto-peqAmuleto é um longa documentário que vai trazer à tona uma parte da memória do cinema brasileiro pouco conhecida: os bastidores da produção do filme “O Amuleto de Ogum” de 1974, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e ambientado em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Roteiro finalista do GUIÕES, Festival Internacional do Roteiro Cinematográfico em Língua Portuguesa, que acontece em Portugal.

Assista ao teaser do filme e veja mais informações sobre o projeto.

linha

LAB Audiovisual Mate com Angu – Geringonça 10 anos – SESC Tijuca  (2015/ 2016)

lab-geringonca1O Laboratório Audiovisual Mate Com Angu foi parte das comemorações de 10 anos do Geringonça, projeto de artes integradas do Sesc tijuca que fez e faz a cabeça dos movimentos culturais cariocas e fluminenses.

Com alunos de diversas partes da cidade e região metropolitana do Rio de Janeiro desenvolvemos pesquisa, roteiro, direção e edição e ao final produzimos três curtas sobre o Geringonça.

Clique aqui para conhecer os filmes produzidos. 

linha

Fé no Clima (2015)

fenoclima-peqDocumentário sobre o projeto Fé no Clima. A iniciativa visa reunir lideranças de comunidades religiosas diversas em torno das mudanças climáticas. O Objetivo é promover trocas entre comunidades religiosas diversas; avançar no debate em torno das mudanças climáticas; gerar mobilização e articulações que possam influenciar políticas públicas em torno do tema.

Clique aqui e assista ao filme.

 

linha

Oficina de Realização Audiovisual –  SESC Engenho de Dentro (2015)

engenhodedentro-peqOficina para estimular a reflexão e a produção da linguagem audiovisual e resultou em dois curtas-metragens, produzidos e dirigidos pelos alunos, jovens e adultos moradores do Méier e Engenho de Dentro.

A oficina abordou conteúdos de cinema e aulas práticas de fotografia, captação de som, roteiro e produção. Também fez parte do escopo da Oficina o estímulo à ação cineclubista na unidade.

Clique aqui e conheça os filmes realizados.
linha

Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo (2011 a 2014)

peacp-peqDesenvolvido como medida de mitigação do licenciamento ambiental das empresas de petróleo Devon Energy (2011) e BP (2012 a 2014), o PEA-CP utiliza o audiovisual e a pesquisa social como instrumentos de diagnóstico participativo e monitoramento socioambiental. Integrantes da Circular Cultural elaboraram e executaram este projeto desde de seu início, em 2007, ministrando as Oficinas de Cinema Ambiental, que resultaram em trinta documentários sobre questões ambientais da região da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Desde então, organizados em observatórios, os monitores ambientais do projeto receberam oficinas de mídias digitais, roteiro, fotografia, edição, produção cultural, cineclubismo, som e fotografia still.

Projeto pioneiro na utilização do audiovisual e pesquisa como instrumento de diálogo no licenciamento ambiental federal. Deu origem à política pública Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente,que distribui filmes ambientais para realização de mostras em todo o país.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
linha

Oficina de Cineclubismo Cinema Para Todos  (2013)

cpt-peqOficina de cineclubismo em 30 escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, para o projeto Cinema Para Todos, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

linha

Oficina Cine é Nóis -SESC Tijuca (2013)

cinenois-peqOficina de produção de documentário do projeto Cine é nóis do SESC Tijuca, realizado junto a  grupo de mulheres na comunidade do Salgueiro, Tijuca (RJ) com participação da ong TEAR.

Clique aqui e conheça os filmes realizados.

 

 

linha

Lab Cineclubismo Labirinto – formação de formadores (2013)

labirintoA oficina apresentou repertórios de metodologias de educação audiovisual popular para o Cinema Clube Labirinto de Parauapebas, Pará, elaborar sua própria oficina voltada para o púbico infanto-juvenil que foi implementada no Programa Cultural de Tucumã e Parauapebas da Fundação Vale.

 

 

linha

Diagnóstico das Culturas em Parauapebas (2012)

bitocaEsse Laboratório fez parte de um processo de Diagnóstico Participativo voltado para os agentes culturais de Parauapebas, localizada no sudoeste do Pará. Os resultados desse laboratório contribuíram para a implementação do Programa Cultural de Tucumã e Parauapebas, uma realização da Fundação Vale.

Foram produzidos três curtas-metragem sobre as questões culturais da região..

Clique aqui e conheça os filmes realizados.

 

linha

Circuito Territórios 2.0 – Oficina de Cinema Digital, Meio Ambiente e Novas Mídias (2011)

circuito-peqA oficina ocorreu na comunidade do Guarabu, na Ilha do Governador (RJ) dentro do programa Morar Carioca da Secretaria Municipal de Habitação. O intuito foi destacar as percepções dos moradores sobre o território que habitam, ampliar o debate sobre vulnerabilidade socioambiental, produzir conteúdo para internet sobre a comunidade e construir ferramentas próprias de comunicação interativa e colaborativa.

Foram produzidos 4 vídeos, um blog e foi fundado o Cineclube Lobo Guará que hoje realiza produções culturais na comunidade.

Clique aqui e conheça os filmes realizados.